Sobre

Tenho consciência e um pouco de experiência adquirida em longas conversas com colegas docentes, alunos-blogueiros, blogueiros-jornalistas, etc., que o metier dessa figura [o blogueiro] nascida no seio daquilo que chamam de “pós-modernidade” no contexto do aprofundamento do papel histórico cumprido pela tecnologia aplicada aos meios de comunicação inclusive na sua versão fetiche, é uma ferramenta interessante que busca pautar a idéia da liberdade de cada um e do seu próprio pensamento pelas infovias e, ao mesmo tempo, pela materialidade do cotidiano.

Os milhões de escribas-blogueiros que levam aos quatro cantos do mundo a sua verve multicolorida talvez estejam prestando um grande serviço ao processo histórico de enfrentamento do controle da grande mídia e da sua lógica mercantil no palco desse grande aparato de construção de hegemonia representado pelos monopólios da comunicação social, com os seus escudeiros: os coronéis eletrônicos da “pós-modernidade”, como é o caso de Sir Ney no Maranhão, do falecido ACM, na Bahia, e mais uma penca dessas figuras decaídas.

Essa lógica do lucro fácil e dos processos de mistificação e manipulação das consciências deve ser denunciada, por um lado, e, por outro, devemos procurar alternativas que nos levem a construir novos paradigmas e maneiras de informar e educar o conjunto da população, que deve cobrar a produção da informação de qualidade e democrática, superando essas estratégias mistificadoras que levam ao aprofundamento mais completo da alienação e da sujeição ao consumismo desenfreado e alheamento da sua própria realidade.

A luta deve ser feita. Quem se dispõe?

Anúncios

5 respostas a Sobre

  1. Patrícia Cagni diz:

    Boa tarde, Paulo
    Sou leitora assídua do blog e gostaria de algum e-mail de contato ou telefone para mandar algumas sugestões de posts.
    Aguardo sua resposta,
    Obrigada desde já pela atenção.

  2. emanuel souza diz:

    Paulo,

    pode mandar para mim o pccs atualizado da uema?

  3. Paulo,mande-me o resultado geral das eleições de 1986 para o senado no Maranhão?! Já solicitei ao TRE-MA e ao TSE ,mas eles não têm esses números. Desculpe-me pela insistência do tema.

  4. Grace Bulcão diz:

    “É preciso duvidar de tudo”. Gostei do conselho, aprovo e compartilho!
    Tô conhecendo o seu blog.
    Bom ver vc tão atuante!
    abração,
    Grace Bulcão

  5. Leticia diz:

    Meu nome é Letícia e trabalho para a ITECNE, um Instituto Tecnológico e Educacional, com foco em cursos de pós graduação .
    Acessei seu blog e vi que ele tem um perfil muito semelhante aos serviços oferecidos pela minha empresa.
    Trabalho com a distribuição de conteúdo para nossa comunidade. Gostaria de saber se você tem interesse em receber um desses conteúdos para a publicação em seu blog .Esse conteúdo é gratuito e relevante para o seu publico.
    Em troca, peço apenas que exista a possibilidade de inserir link no texto para que os interessados venham conhecer meus serviços.
    Caso você tenha alguma sugestão de pauta, ou qualquer dúvida sobre esse trabalho, entre em contato comigo.
    Aguardo o seu retorno.
    Att,
    Letícia Maria Gomes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s