Protógenes Queiroz não é indicado por Auditores do TCU para ocupar vaga de Ministro


Fernando Santini
Jornalista/MTb. 38910/SP

Em avaliação feita através do web site da AUDITAR – União dos Auditores Federais de Controle Externo do TCU, dos nomes colocados à disposição dos auditores para votação para eventual indicação a ocupar vaga de Ministro para o TCU, o deputado Protógenes Queiroz não foi votado, conforme disponibilizou o site da AUDITAR. (http://www.facebook.com/l/309ccV-0R_ZsWO_TwS-ICZ863dQ/www.auditar.org.br)
O site Congresso em Foco divulgou: “Em fevereiro, cada um dos 3 mil auditores do TCU teve direito a indicar três pessoas para a primeira fase da campanha de sugestão para ministro da corte. O perfil era o exigido pela Constituição – como pessoa com “idoneidade moral” e “notórios conhecimentos” em direito, contabilidade, economia, finanças ou administração – e pela lei da ficha limpa, ou seja, não ter condenação criminal grave sentenciada por mais de um magistrado.”
Matéria citando que Protógenes teria sido “indicado” pelos auditores com a seguinte manchete:“Auditores indicam Protógenes Queiroz para ministro do TCU” (http://www.facebook.com/l/309ccTQXLtcIsb5Vi6eGFfkrFQQ/www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=149852&id_secao=39 ), foi veiculado na internet pelo sitehttp://www.facebook.com/l/309ccdl69OOlveRUoQ0odJOrAVw/vermelho.org.br, sitio mantido pelo PCdoB, partido que abriga o deputado Protógenes.
É visível que o título da matéria veiculada fora distorcido criando-se um factóide político favorável ao deputado dando a entender que os AUDITORES já haviam indicado Protógenes para ocupar a vaga de Ministro.
Na verdade, a fonte original da matéria veiculada e que teve sua manchete alterada pelo site http://www.facebook.com/l/309ccdl69OOlveRUoQ0odJOrAVw/vermelho.org.br foi o Congresso em Foco, e o título original da matéria é: Auditores querem técnico como ministro do TCU ( http://www.facebook.com/l/309ccRmWhIBZvBggYP5Jh5Mjinw/congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_Canal=21&cod_Publicacao=36401)
A princípio, os auditores teriam direito de indicar cada um três nomes e do total indicado, apenas 23 foram Pré-selecionados para a votação.
O nome do deputado Protógenes não figurou na lista prévia dos 23 indicados de fato, que foram para votação em Primeiro Turno.
Segundo informações, cada auditor teria a disposição para avaliação o currículo de cada possível candidato a vaga de ministro e demais informações relativas à vida do indicado.
Por ter trabalhado naquela entidade no ano de 2005, e também por ter participado voluntariamente e de forma ativa na campanha eleitoral de Protógenes a deputado por São Paulo, quando fui consultado sobre o ex-delegado deputado Protógenes Queiroz, pela AUDITAR, repassei a instituição informações públicas disponíveis que tinha em mãos sobre o ex-delegado e atual deputado Queiroz.
Dentre as informações, enviei a matéria assim como o devido link da matéria veiculada no site do CONJUR que colocam em dúvida os bens declarados pelo delegado ao TSE à época de sua candidatura.
Na matéria citada e publicada pelo CONJUR, o deputado teria sido nominado como “gênio do ramo imobiliário” por ter constituído um patrimônio tão grande e ainda ter sido declarado, segundo o site, com valores muito abaixo do mercado.
Matéria veiculada no site do CONJUR: SENHOR DAS 7 CASAS
Conheça o gênio imobiliário de Protógenes Queiroz (POR LUDMILA SANTOS)
http://www.facebook.com/l/309ccRGEzZcOfay-ylkv7CAJWEw/www.conjur.com.br/2011-jan-18/delegado-pf-dez-anos-protogenes-queiroz-dono-sete-imoveis.
Enfim, a avaliação dos auditores levou em conta todo o histórico político, profissional e pessoal dos indicados a candidatos a Ministros do TCU e eventualmente, as informações colocadas em dúvida pelo CONJUR tenham tido papel relevante para a não aceitação do nome do deputado Protógenes Queiroz para ser um dos 23 escolhidos para disputar o primeiro turno das votações na AUDITAR.
Veja abaixo a íntegra da matéria da votação feita pela AUDITAR.

Obs.: Indique Seu Candidato a Ministro: resultados do 1º turno
Confira a classificação geral e os cinco candidatos mais votados
Assessoria de Comunicação da Auditar
18 de março de 2011 às 17:41
Em cumprimento ao disposto no Edital nº002/2011, a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) divulga os resultados do 1º turno do processo Indique Seu Candidato a Ministro. Ao todo, foram 423 votos, 295 de auditores associados e 128 votos de não associados. Conforme as regras previamente estabelecidas, os cinco candidatos mais votados participarão do 2º turno, cuja votação ocorrerá de 28 a 31 de março.
Confira abaixo os cinco candidatos classificados para o 2º turno:
• Carlos Augusto de Melo Ferraz (TCU) – 15,8% (67 votos)
• Paulo Roberto Wiechers Martins (TCU) – 11,3% (48 votos)
• Weder de Oliveira (TCU) – 9,0% (38 votos)
• Rosendo Severo Dos Anjos Neto (TCU) – 8,5% (36 votos)
• Glória Maria Merola da Costa Bastos (TCU) – 7,8% (33 votos)

Classificação geral do 1º turno:
1º Carlos Augusto de Melo Ferraz – 15,8% (67 votos)
2º Paulo Roberto Wiechers Martins – 11,3% (48 votos)
3º Weder de Oliveira – 9,0% (38 votos)
4º Rosendo Severo Dos Anjos Neto – 8,5% (36 votos)
5º Glória Maria Merola da Costa Bastos – 7,8% (33 votos)
6º Ricardo de Mello Araújo – 7,6% (32 votos)
7º Luiz Henrique Moraes de Lima – 6,9% (29 votos)
8º José Jardim Rocha Junior – 5,2% (22 votos)
9º Ricardo Fahr Pessoa – 3,8% (16 votos)
10º Luis Wagner Mazzaro Almeida Santos – 3,8% (16 votos)
11º Arsênio José da Costa Dantas – 3,5% (15 votos)
12º Ary Braga Pacheco Filho – 3,1% (13 votos)
13º Claudio Souza Castello Branco – 2,8% (12 votos)
14º Bruno Hartz – 2,8% (12 votos)
15º Marcelo de Miranda Ribeiro Quintiere – 2,4% (10 votos)
16º Odilon Cavallari de Oliveira – 1,4% (6 votos)
17º Uadson Ulisses Martins – 1,4% (6 votos)
18º Inácio Magalhães Filho – 0,7% (3 votos)
19º Claytton Lourenço de Oliveira – 0,7% (3 votos)
20º Marcos de Paula Freitas Portella – 0,5% (2 votos)
21º Eduardo Duailibe Murici – 0,5% (2 votos)
22º Flávio Lúcio Rodrigues da Silva – 0,2% (1 voto)
23º Horácio Saboia Vieira – 0,2% (1 voto)

Link: http://www.facebook.com/l/309cctly-qwRgc_pt1ClZQDPcOw/auditar.org.br/web/?h_pg=noticias&bin=read&id=276

Sobre Paulo Rios

Paulo Rios nasceu em Barão de Grajaú e formou-se na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no curso de História, em 1997. Ao obter o mestrado em 2001 tornou-se historiador e o doutorado em Políticas Públicas em 2007 o fez, de certa maneira, cientista político. Ao longo dos anos, fez-se militante: do movimento estudantil florianense, passando pelo movimento sindical e partidário em 33 anos de militância e experiência política, em prol de muitas categorias onde atuou: processamento de dados, bancários, servidores do Judiciário Federal e MPU, educação pública básica e ensino superior, além do movimento popular.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário